Li esse texto no site Botoezinhos, e achei interessante reproduzi-lo aqui, vale a reflexão....
“Conversando com uma amiga, ela fez um comentário que achei muito interessante:
"Parece que estamos tentando tirar a infância das nossas crianças: não pode chupar chupeta depois de tal idade, mamadeira nem pensar, paninho-bichinho de pelúcia não é visto com bons olhos e criança que age como criança não é popular como uma criança que não age como criança."
Fiquei pensando e tenho que concordar, de certa forma parece que estamos tirando a primeira infância dos nossos filhos mais cedo do que antigamente. Quantos de nós chupou chupeta até mais tarde, ou tomava a mamadeira da noite? Quantos de nós tinham o tal de paninho-cheirinho e nem por isso crescemos bobocas nem nada. Quantos de nós brincávamos de boneca e carrinho até mais tarde, e eu mesma, hoje até fico meio encabulada de falar, mas acho que brinquei de Barbie até meus 11 anos no mínimo, quando hoje uma menina de 11 anos é uma adulta falando de namoradinhos e roupas da moda.
Cadê a infância das nossas crianças?
Não entrarei no mérito de televisão, conteúdo inapropriado e afins, nós sabemos por quê nossos filhos estão crescendo mais rápido do que antigamente, mas a reflexão vale para quem sabe nos darmos conta, respirarmos e tentarmos conter o amadurecimento precoce das nossas crianças.
Bella ainda chupa chupeta para dormir e eu gostaria que ela não chupasse, mas não é o fim do mundo aos 2 anos. Ainda curte uma mamadeira antes de dormir, com 2 anos, pode né? Com 12 eh que seria esquisito. Anda para cima e para baixo com seu cachorrinho de pelucia-cheirinho, mas qual o problema?
Minha amiga me abriu os olhos para a pressa na primeira infancia, que eu nao tinha me dado conta ainda. Falava na rapidez com que a ingenuidade das criancas se vai atualmente, o que eu ja sabia, mas nao tinha me dado conta ainda como estamos apressando esta primeira infancial, esta fase tao gostosa de bebe ate seus 5 aninhos.
Fica a reflexao. Por hora deixem a minha pitoca chupar sua chupeta a noite, pois afinal, ela so tem 2 anos. "
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários on "1º Infância"
Postar um comentário